4.8.07

Guerra Civil - mês 1



Já era de se esperar que isso um dia iria acontecer. Por que as autoridades permitiram por tanto tempo que pessoas mascaradas combatessem o crime e causassem tantos danos quanto os super-heróis sempre causaram? Heróis como o Capitão América, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico e os X-Men sempre deixaram rastros de destruição e civis feridos enquanto ajudavam a salvar uma cidade, o mundo ou todo o universo.

Depois de vários incidentes recentes, o governo americano finalmente resolveu criar uma Lei de Registro de Super-Humanos. O objetivo desta é registrar todos os mascarados, com super-poderes ou não, e treiná-los devidamente no uso de suas habilidades para poderem agir com mais responsabilidade. Mas será que isso realmente seria uma coisa boa? Caso essas informações caiam em mãos erradas, quem vai proteger as famílias desses heróis? Por outro lado, por que policiais, bombeiros e juízes podem ter suas identidades publicamente conhecidas? Suas famílias não estariam igualmente ameaçadas?

Essa é a premissa da Guerra Civil, evento que se iniciou no mês de julho nas revistas Marvel Comics publicadas aqui no Brasil pela editora Panini. A Guerra se extenderá até o mês de fevereiro em uma minissérie mensal em sete partes e repercussões em quase todas as revistas mensais da editora.

Neste primeiro mês, além da minissérie principal, as conseqüências foram sentidas em três das revistas de linha: Homem-Aranha, Avante Vingadores e Wolverine. Até o momento, não ocorre muito mais do que uma guerra fria. As batalhas físicas ainda estão por vir.
________________________________________

Civil War 1

Publicada no Brasil em Guerra Civil 1.
Escrita por Mark Millar e desenhada por Steve McNiven. Capa por Steve McNiven.

Essa primeira edição traz o evento que se tornou o estopim para a aprovação da Lei de Registro de Super-Humanos. Em uma atitude irresponsável, à procura de audiência televisiva, os Novos Guerreiros - Speedball, Namorita, Micróbio e Radical - tentam derrotar um grupo de poderosos supervilões fugitivos e acabam causando a destruição de uma escola infantil em Stamford, no estado do Connecticut, resultando em 600 baixas - a maioria crianças.

A opinião pública, após o acidente, começa a pressionar as autoridades competentes a aprovarem a Lei de Registro. Alguns super-heróis como o Homem de Ferro e o Tocha Humana começam a sofrer retaliações na rua por serem vigilantes superpoderosos.

Vários heróis se reúnem para decidir o apoio à Lei e percebe-se que dois lados com opiniões opostas quanto ao registro começam a se formar. De um lado está o Capitão América, que foge de um porta-aviões da SHIELD após ser ameaçado de prisão por se opor à Lei. No outro, o Homem de Ferro, declarado apoiador do projeto.

Inicia-se a guerra.
________________________________________

She-Hulk 8

Publicada no Brasil em Avante Vingadores 7.
Escrita por Dan Slott e desenhada por Paul Smith. Capa por Greg Horn.

A Mulher-Hulk começa a sentir a pressão causada pela briga ideológica pela aprovação da Lei de Registro de Super-Humanos. Ela é procurada por dois ex-Novos Guerreiros (Rage e Justiça) e juntos descobrem quem está publicando na Internet as identidades de todos os que já foram da equipe, os causando vários problemas. A grande advogada verde descute com o Homem de Ferro e dá a entender que não apóia o registro. No entanto, um presente do vingador a faz repensar suas opiniões.
________________________________________

Wolverine 42

Publicada no Brasil em Wolverine 32.
Escrita por Marc Guggenheim e desenhada por Humberto Ramos. Capa por Humberto Ramos.

O baixinho resolve agir por conta própria após o incidente com os Novos Guerreiros e Nitro, o causador da explosão que deixou tantos mortos e feridos em Stamford. Quando vê que seus colegas X-Men e Vingadores estão mais preocupados em formar opiniões quanto à Lei de Registro e após ser ofendido na rua por ter superpoderes, Wolverine resolve ir ele mesmo atrás de Nitro. Sem nenhum apoio, ele volta a Stamford para encontrar o rastro do vilão e partir atrás de vingança - sua primeira desde que se tornou integrante dos Vingadores.
________________________________________

The Amazing Spider-Man 532

Publicada no Brasil em Homem-Aranha 67.
Escrita por J. Michael Straczynski e desenhada por Ron Garney. Capa por Ron Garney.

Desde que ganhou de Tony Stark, o Homem de Ferro, um novo uniforme, o Homem-Aranha declarou seu apoio a este no que acontecesse. O incidente de Stamford finalmente coloca esse apoio à prova. Tony Stark insiste que o aracnídeo demonstre que é a favor da Lei de Registro revelando publicamente sua identidade de Peter Parker.

Surge a dúvida quanto à segurança de sua tia e esposa. Peter recorre às duas para que o ajudem nessa decisão e elas o aconselham a aceitar a proposta de Stark e se revelar.
________________________________________

Em agosto, a guerra continua.

Até o momento, sou anti-registro. Estou com o Capitão América. Apesar da tia May e Mary Jane terem feito parecer que o Homem-Aranha revelar sua identidade publicamente era uma coisa boa, ainda acho que os danos a serem causados por uma atitude dessas são maiores. Na minha opinião, as duas só agiram assim por respeito e gratidão a Tony Stark, já que as duas estão morando junto com o resto dos Vingadores na Torre Stark. Concordo que quem quiser revelar sua identidade civil o faça, assim como o Quarteto Fantástico, que nunca se escondeu. Mas a obrigatoriedade desse ato fere a privacidade do indivíduo.
________________________________________

* Ouvindo: The Shins - Sleeping Lessons

Nenhum comentário: