22.4.10

#CALET

Na última terça-feira, o público de Brasília teve uma grande prova do poder de mídias e grupos alternativos. Uma festa foi organizada na tarde daquele dia através do Twitter e toda a divulgação foi feita por meio deste e pelo famoso boca-a-boca. Qual foi o resultado disso? Um evento gratuito e democrático, com todo tipo de gente, música boa e um clima de intimidade e proximidade nunca antes visto em uma festa na cidade.

A ideia da festa veio de Fernando Cunha, da Blush Produções, que resolveu que queria fazer uma festa naquela noite, véspera de feriado, e logo foi apoiada por alguns integrantes da produtora CasAmiga. O local sugerido originalmente era o Espaço Galleria, no CONIC, mas este não teria segurança nem bebidas geladas naquele dia. A correria via Twitter para conseguir um local foi tomando uma proporção cada vez maior, com mais gente apoiando a ideia da festa, dando sugestões de locais e entrando em contato com estes. Mais duas produtoras logo se juntaram ao evento: a Sterica Produções e a Misbarra. Infelizmente, as casas e boates que já não tinham festas marcadas para aquele dia não tinham condições de receber o evento sem planejamento prévio.

No fim da tarde e início da noite, os organizadores iniciais cogitaram desistir da ideia e planejar algo para um futuro próximo, mas com mais antecedência. Surgiu então a solução: o Centro Acadêmico do curso de Letras (conhecido como CALET) da Universidade de Brasília estava disponível e poderia receber o público.

Com o equipamento para os DJs instalado no CA e bebida comprada, a festa estava pronta. Um público estimado de 100, 120 pessoas compareceu ao evento e a festa estava montada. O som, feito por DJs das quatro produtoras envolvidas, agradou a todos, indo do funk ao rock alternativo, passando pelo pop e pelo eletrônico. Lady GaGa, Madonna, Shakira, Móveis Coloniais de Acaju, The Strokes e artistas bem menos conhecidos, como Florence + the Machine e Phoenix, fizeram a trilha sonora daquela noite, que iniciou muito bem as comemorações dos 50 anos de Brasília.

Uma prova da força deste evento foi que a tag #CALET chegou a estar -- durante a festa que só foi acabar com o sol nascendo no dia 21 de abril -- como uma das mais "tuitadas" no Brasil. Sem dúvida um grande reconhecimento pelo trabalho de se organizar e divulgar uma festa em 4 horas.

O maior resultado foi mostrar que há capacidade destas produtoras sacudirem a cidade e servir como a semente de uma união que ainda pode surpreender e muito o público da capital.

____________________

* Ouvindo: LCD Soundsystem - Drunk Girls

5 comentários:

Sarah de Souza disse...

Imagina a proporção que teria tomado se fosse planejada com um dia de antecedência, então?

Andre Brazoli disse...

É assim que as coisas tem que ser, a moda antiga, um grupo de amigo que chama outro grupo e esta formado a festa.

Bons tempos em que isso rolava mais por aqui.

Que venham novos projetos assim para premiar a cidade e também a força que a internet tem para tal.

Unknown disse...

Zart, muito bem colocado a sua questão da união das produtoras. Acho que as vezes a rivalidades entre elas acaba "estragando" a possibilidade de festas melhores, com ornamentação e clima melhores, com convidados especiais, etc. Imagina se todas se juntassem para fazer um mega evendo de aniversário de Brasília? Iria ser grandioso. Mas o fato é: que bom que ainda existe a união de algumas produtoras. Eu não fui pq estava doente, mas me surpreendi quando vi nos TTs. Devia está maravilhosa. Você como sendo meu contato mais próximo, mande um parabéns para os produtores. Abraço! Hermano Villar

rafa zart disse...

#nice (comentário do irmão que tem que prestigiar, leu tudo, mas não arrumou tempo pra escrever nada mais profundo pq tá corrido no trabalho)

Wall disse...

Júlio o texto ficou ótimo!!!!
Quase um texto jornalístico!
Gostaria de ter ido!!!