8.4.07

Umphrey's McGee

Putz! Acho que é apenas a terceira vez em pouco mais de um ano de Last.fm que a Dave Matthews Band não é minha banda mais escutada da semana! Heheheheh. Não é a toa que já os escutei 2054 vezes, enquanto o segundo colocado, o Pearl Jam, tem um terço disso! :P

Mas já era de se esperar que essa semana Umphrey's McGee ficasse em primeiro lugar... Dia 3 de abril foi lançado o quarto álbum de estúdio do sexteto, The Bottom Half, um disco duplo com sobras da gravação do Safety in Numbers, seu disco de 2006.

É impossivel não ser contagiado pela energia juvenil da banda. Os vocais são bem equilibrados com virtuosos solos de guitarra, bateria marcante e elementos de percussão unidos a um baixo bem cuidado e teclados de bom gosto. As melodias são daquelas que te marcam à primeira audição e o lado pop da coisa ainda traz alguns refrões pra você ficar cantando durante o dia todo.

Além do álbum ter muitas faixas -- 38, somando os dois discos -- o material é de altíssima qualidade. São novas versões de maravilhas como Intentions Clear (uma das 2 versões é ainda melhor que a original, com vários saxofones de Joshua Redman duelando), Liquid (em versão acústica e construída sem nenhum artifício digital), Believe The Lie (em versão voz e violão) e a belíssima Words (com uma versão instrumental e dois trechos da música a capella).

Além disso, estão presentes várias faixas que deveriam ter entrado no Safety e, por motivos que não compreendo, ficaram de fora. Como não gostar de Red Room? E a faixa-título, The Bottom Half? E Higgins?

Viram? Não tinha como não serem os mais escutados da semana! =)

A única falha do disco, na minha opinião, é que por volta de uma dezena das faixas do disco 2 são apenas conversas de estúdio ou vinhetinhas, aparentemente, sem sentido. Dava pra ter colocado mais uma música ou duas no lugar disso... Mas tudo bem. Nada é perfeito.

A linda capa (no início do post) é do artista Storm Thorgerson, o mesmo que fez a (também linda) capa do Safety In Numbers. Além dos trabalhos com o UM, já fez capas para discos do Pink Floyd, Led Zeppelin, Peter Gabriel, The Cranberries, Phish, The Mars Volta, Muse...

Só por curiosidade, as outras duas bandas que já ficaram em primeiro lugar foram o Bloc Party, na semana na qual os descobri, e o Wilco.
________________________________________

* Ouvindo: The Raconteurs - Intimate Secretary

2 comentários:

Amanda Neves disse...

não conheço eles!
hihi
beeeijos

Anônimo disse...

Estou curioso para descobrir o que se trata de "Umphrey's McGee". Será que é realmente bom?
Gostei do blog!
Abraços!