14.12.06

Retrospectiva - música

Ano acabando... 2006 foi um ano bem legal pra música, com vários CDs bons lançados. Ainda falta ouvir algumas coisas, mas, se eu fosse dizer agora os 10 melhores, na minha opinião, seriam esses:

10. Pearl Jam - Pearl Jam
O Pearl Jam mostrou, no fim de 2005, aqui no Brasil, que ainda têm muito gás para dar nos palcos. O oitavo disco de estúdio, lançado esse ano, serviu para mostrar que, dentro do estúdio, o fato se repete. Um disco sincero como só esse quinteto poderia fazer. Ouça: Marker In The Sand.

9. Mombojó - Homem-Espuma
Depois de um CD de estréia independente muito elogiado, os pernambucanos lançaram seu segundo CD, agora por uma gravadora, a Trama. Não deixaram essa responsabilidade pesar e continuaram com seu som característico, mas trazendo o uso dos metais e se afastando um pouco do samba. Ouça: Tempo de Carne e Osso.

8. Disco Alto - Bloco H
Com mais peso que o EP de estréia, o segundo EP do Disco Alto, de Brasília, traz músicas que se tornaram hits instantâneos nos "shows relâmpago" da banda. Não tem como não gritar junto com Rafael Oops em Parque ou Revólver, por exemplo. Ouça: Toxina.

7. Thom Yorke - The Eraser
O CD solo do vocalista do Radiohead traz à tona, mais uma vez, a fase mais eletrônica e experimental dos ingleses. Um álbum com belas letras e belíssimas melodias escondidas sob camadas de efeitos e batidas eletrônicas. Ouça: atoms for peace.

6. Belle & Sebastian - The Life Pursuit
Com um clima mais "alegre", o último disco dos escoceses remete a várias influências de 30, 40 anos atrás. O melhor disco da banda até agora. Ouça: Act Of The Apostle II.

5. Ani DiFranco - Reprieve
Com uma voz singular e um clima intimista, o disco te prende do início ao fim, com lindos e simples arranjos. Ouça: Half-Assed.

4. Damien Rice - 9
E ele fez de novo. Damien Rice provou que não era um cantor de um sucesso só. O sucessor do ótimo O (puxado por The Blower's Daughter) mostra que Damien continua sendo um compositor e letrista de primeira. Lisa Hannigan podia emprestar seus dotes vocais a uma parte maior do disco, mas tudo bem. A primeira voz que escutamos no 9 é a dela! Ouça: The Animals Were Gone.

3. Béla Fleck & the Flecktones - The Hidden Land
Depois do disco triplo (!) Little Worlds, o quarteto volta com, talvez, seu melhor e mais coeso álbum. Béla Fleck (banjo e guitarras), Victor Wooten (baixo), Jeff Coffin (instrumentos de sopro) e Future Man (bateria, percussão e voz) nos relembram por que são músicos tão admirados no mundo inteiro. Ouça: Subterfuge.

2. Umphrey's McGee - Safety In Numbers
Sem dúvida, uma grande surpresa. Muita energia, solos e riffs de guitarra contagiantes, melodias grudentas e experimentalismo e música pop mesclados na medida certa. Só não foi o primeiro lugar por uma ou duas faixas que não fazem muito sentido no conjunto da obra. Ouça: Words.

1. Gram - Seu Minuto, Meu Segundo
O Gram não precisa mais ser lembrado como "a banda do clipe do gatinho". O quinteto paulista conseguiu mostrar em seu segundo álbum uma maturidade muito rara de ser vista nas bandas dessa nova safra do rock brasileiro. Muitas (e bem trabalhadas) guitarras, bateria pesada, baixo marcante, o vocal angustiante de Sérgio Filho e letras que parecem que foram escritas exatamente para quem as escuta deram ao disco a medalha de ouro. Ouça: Tem Cor.

Menções honrosas ainda para os álbuns de estréia do The Raconteurs (o Broken Boy Soldiers) e da banda gaúcha Pública (entitulado Polaris), além dos últimos discos de Jorge Drexler (o 12 Segundos de Oscuridad) e Caetano Veloso (o roqueiro ). E se eu tivesse o escutado há mais tempo, acho que o Oye, da banda colombiana Aterciopelados, teria aparecido aí nesses 10. Digo o mesmo sobre o lindo Brasilianos, do Hamilton de Holanda Quinteto.

Sem dúvida, a melhor música nacional do ano é Café Descafeinado, do Bois de Gerião (do disco Nunca Mais Monotonia). Words, do disco Safety In Numbers, do Umphrey's McGee, é a melhor internacional, na minha opinião.

Ano que vem, devem entrar na parada Los Hermanos, Pato Fu, Dave Matthews Band, Wilco, Cake, Counting Crows...
________________________________________

* Ouvindo: Los Hermanos - Sentimental

6 comentários:

Anônimo disse...

Grande lembrança do albúm do Damien Rice, amigo! Mas senti falta de Red Hot... Senti falta do novo do Babado, hein?!

hahahahaha

Geeeelouz! Abração!

Anônimo disse...

Minha lista:

1. The Hold Steady - Boys And Girls In America
2. Umphrey's McGee - Safety In Numbers
3. Destroyer - Destroyer's Rubies
4. Béla Fleck & The Flecktones - The Hidden Land
5. Tool - 10,000 Days
6. Man Man - Six Demon Bag
7. Damien Rice - 9
8. Thom Yorke - The Eraser
9. Loose Fur - Born Again In The USA
10. Neko Case - Fox Confessor Brings The Flood

Diego disse...

Caramba! Que absurdo, Julim... nem uma menção ao First Impressions of Earth, do Strokes?!Tá certo que ele saiu no comecinho do ano (03/01/06), mas ainda é de 2006! ¬¬

Agora, concordo com Disco Alto, Belle & Sebastian, Damien Rice...

Por fim, me diz pq [logo você] não incluiu o Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, do Arctic Monkeys? E o Black Holes and Revelations, do Muse?

Tá bom de vc fazer um Top 15, no mínimo! hehe

Abração! =]

Diego disse...

Bt fé!

Ihh, lembrei de outro... e esse é um crime não ter entrado: Pete Yorn / Nightcrawler! =]

Vai por mim... faz um top 15, hehe =]

Anônimo disse...

Conheço alguns da tua lista que, definitivamente, não entrariam no melhor de 2006. Outro, não ouvi, não posso dizer. Minha lista de 2006 seria aproximadamente nessa ordem:

1. Pearl Jam - Pearl Jam
2. Incubus - Light Grenades
3. Dave Matthews Band - Live Trax Vol. 7 (não adianta dizer que não vale!)
4. Mogwai - Mr. Beast
5. Angels and Airwaves - We Don't Need To Whisper
6. AFI - decemberunderground
7. (+44) - When You Heart Stops Beating
8. Red Hot Chili Peppers - Stadium Arcadium
9. Damien Rice - 9
10. Lenine - Acústico MTV

Tem o EP "Saeglopur" do Sigur Rós, mas é EP, então não vale. E o do Red Hot merece mais que uma 8ª posição, mas depois te explico o motivo.

Ano que vem vai ser bom... Ano que vem tem Bloc Party, Metallica, DMB, The Postal Service, e, COMO VOCÊ NÃO PODIA TER ESQUECIDO, LAFUSA! hehe abraço!

Anônimo disse...

ai, eu sofri muito pra decidir minha lista.
Alguns q vcs citaram - BFTF, Loose Fur, Mogwai - estão entre muitos ouvidos durante este ano, alguns mais q outros, mas cada qual com musicalidades distintas passíveis de agradar diversos gostos.
A minha lista foi enviada semana passada e muita coisa já mudou...talvez até o critério q usei, escolher aqueles q me impressionaram pela surpresa do não esperado ou, os q acabaram contagiando e sendo trilha sonora de vários momentos com excelente qualidade; enfim, essa é a minha lista:

1) Damien Rice - 9
2) Jorge Drexler - 12 Segundos de Oscuridad
3) Ani DiFranco - Reprieve
4) Hamilton de Holanda - Brasilianos
5) Maria Bethânia - Mar de Sofia
6) The Gathering - Home
7) Rodrigo y Gabriela - Rodrigo y Gabriela
8) Tool - 10,000 Days
9) Umphrey's McGee - Safety In Numbers
10) Snow Patrol - Eyes Open

Sendo assim... eu me pergunto como o Diego fez: " Como não entrou em minha lista o Muse, Pete Yorn, widespread panic, Arnaldo antunes..dentre tantos e tantos outros?! " :O
Bem... é um top 10, né?! :/

=D
beijo querido!! :hug