7.12.06

"Videoclipe derruba audiência"

Deprimente a decisão da MTV sobre a programação 2007. A frase do título foi dita pelo diretor de programação do canal, Zico Góes, dizendo que, com outros canais (como o YouTube), a audiência não quer mais ver clipes na televisão. A partir do ano que vem, os videoclipes na "Music" Television serão confinados à madrugada. A programação deixará de ser mais musical e passará a ser mais "televisiva".

Minha grande dúvida é: por que, então, manter esse nome de Music Television? Já há algum tempo a MTV Brasil demonstra uma falta de interesse na programação musical, sendo essa decisão apenas a gota d'água. Uma solução seria tentar arranjar mais programas relacionados à música. Programas de entrevista com músicos e bandas, shows (tanto em estúdio quanto gravados ao vivo), etc. Aliás, se o videoclipe na TV realmente morreu, como ainda sobrevivem as MTVs e outros canais musicais, como a VH1, pelo mundo?

Repito: decisão deprimente.

Alguém ainda assiste MTV? E pensar que, há 7, 8 anos, ainda assistíamos o canal para descobrir música nova de qualidade.

Descanse em paz, MTV.
________________________________________

Ontem foi dia do lançamento do segundo álbum do Banduirá, Seus Gritos e Também os Meus, no Music Station - por sinal, um lugar foda!

Vou começar falando sobre a produção. De arrepiar entrar na casa e ver aquele palco enorme com aqueles banners sensacionais. Altíssimo nível. Sobre a banda, há pouco a falar. O tesão com que os caras tocam é impressionante. É difícil não perceber o quão felizes eles estão de estarem ali tocando e o público é rapidamente contagiado por essa energia.

O show começou com Jogo Pro Alto, com todo mundo já cantando junto. Depois de algumas músicas, a fantástica e arrepiante - talvez a melhor do CD - O Que Vim Buscar, com participação do produtor do disco, Patrick de Jongh, tocando violão. Mais algumas músicas a frente e uma surpresa: Andrei! Foram engraçadas as reações minha e do Monclaro (valeeeeu, brodi!) quando o nome dele foi anunciado, já que não esperávamos que ele fosse estar lá. Ele tocou em Visceral Amor, que encerra o disco, Na Na Na, que teve uma participação muito legal do público, Conflitos, empatada com O Que Vim Buscar no quesito "melhor do disco" e, no bis, em Coma Profundo. Muito legal ver a platéia cantando junto nas duas últimas do show, Qual é o Nome Dela? e, mais uma vez, Jogo Pro Alto. Na verdade, a platéia cantou (e alto) em praticamente o show todo. Mas não adianta apenas escutar o Seus Gritos e Também os Meus; se você não for ao show, não vai saber o que realmente é o Banduirá.

O set:

Jogo Pro Alto
Fábula
Amanhã
O Que Vim Buscar
Qual é o Nome Dela?
Nus
Vou Lembrar
Ela
Visceral Amor
Na Na Na
Conflitos
Ordens e Ritos
------
Coma Profundo
Qual é o Nome Dela?
Jogo Pro Alto

Parabéns, galera! O disco novo já chegou mostrando que o futuro de vocês promete!
________________________________________

Pra completar o post gigante de hoje, cometi mais uma heresia... Adorei o novo CD ao vivo dos Mutantes! A Zélia NÃO é a Rita, mas segurou as pontas muito bem! Dom Quixote, Caminhante Noturno, Virgínia, El Justiciero, Top Top, Balada do Louco... É difícil citar destaques em um disco que ficou tão bom. Pra quem não sabe, o CD, assim como o DVD, foi gravado em julho no Barbican Theatre, em Londres. Ah! Se alguém não souber o que me dar de presente de Natal, estou aceitando o DVD! =)

Aliás, que embalagem FODA a do CD! Arte linda, toda em preto e tons de cinza, fotos em preto e branco no encarte, digipack... Depois posto uma foto aqui pra quem ainda não viu.
________________________________________

* Ouvindo: Sufjan Stevens - It's Christmas Time!

4 comentários:

Diego disse...

Poisé... e olha que, ultimamente, a melhor coisa da MTV são os clipes do MTV Lab, que passam de madrugada. É um passo pra trás. ¬¬

Anônimo disse...

Valeu pelo comentário sobre o show ! Fiquei honrado com isso ! Grande abraço Júlio ! Razem.

Anônimo disse...

E aí Julhão!!
Valeu pelos comentários do Banduirá!!!
Foi mto legal mesmo!!!
Bju

Anônimo disse...

Pois é amigo...
Concordo plenamente com vc!
Adoro assistir clipes!
É uma pena!
Beijo